O que diz a tal Reforma Política por aí…

By | 12:46 Leave a Comment

Não é segredo pra ninguém que tá rolando por aí uma proposta de Reforma Política do Sistema Eleitoral Brasileiro. Mas poucos sabem o que realmente isso significa na vida em suas vidas.

Está na pauta de discussão da Câmara Federal temas como o financiamento de campanhas políticas e de partidos, os instrumentos de democracia direta como plebiscito, referendo, revogação, projeto de lei de iniciativa popular), o processo e a propaganda eleitoral, a unificação das eleições, como fica a questão do suplente do senador e deputado, sobre as pesquisas eleitorais, o próprio tempo de mandato e reeleição, sobre a data de posse, o polêmico voto obrigatório ou facultativo, a candidatura avulsa, o domicílio eleitoral e o tempo de filiação partidária – que no meu ver é extremamente importante, pois se não dá margem para os falsos políticos entrarem em um partido somente para disputar as eleições –, a questão do abuso de poder político e econômico – o famoso CAIXA 2, sobre a fidelidade partidária, a fusão e/ou criação de novos partidos e mesmo o caso de afastamento do parlamentar por motivos de exercício de cargo executivo, entre muitas outras coisas importantes que não devemos ficar de fora do nosso conhecimento enquanto cidadão.

Para quem não sabe, existe uma Comissão de Trabalho dentro da Câmara Federal que trata exclusivamente da proposta de Reforma Política, que examina as propostas que se encontram em debate, na Câmara e também na Sociedade. Muito se tem discutido o real interesse dessa reforma. A Casa ouviu representantes da Sociedade Civil, porém perguntamos, será que vai adiantar alguma coisa? Será que conseguiremos mudar alguma coisa realmente ou ficará mais uma vez como uma bela foto de marketing político a convocação da Sociedade Civil para o diálogo?

Eis aqui minha preocupação, minha indignação ao ver o que anda acontecendo por aí e que a nossa juventude tem que se apoderar dessas discussões ou simplesmente ficaremos para trás. Será mais um período dessa vida em que perderemos espaço.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: