REIVINDICAR!?

By | 14:47 1 comment


Os anos se passaram e os tempos mudaram. Mais houve tempo em que as pessoas iam para as ruas em união a seus ideais. “E não eram os menos desfavorecidos que faziam isso não, eram os esclarecidos”. Eles iam às ruas e pintavam a cara, tiravam chefes de poder de seu pedestal. Deixando claro que quem dava o poder, tinha o poder para mudar de idéia e consertar o erro cometido.

Hoje os tempos são outros. Os interesses são diferentes, e o que motiva alguém a brigar por alguma coisa é o lucro pessoal que isso vai trazer. “O que eu vou ganhar com isso?” “Isso é briga de cachorro grande, pequeno não mete a pata!” “Não adianta dizer ou fazer nada, simplesmente não tem mais conserto”. E o reivindicar de outros tempos, onde fica? Indo ou voltando do trabalho, me deparo com fatos que indignam e fazem ficar “no churrasquinho” literal da fala cordial de um ser humano. Ao entrar na condução, dificilmente o motorista e o trocador recebem um bom dia, e por sua vez, também eles não usam de cordialidade e sutileza com a qual se espera. E se o passageiro fica um pouquinho antes, ou depois do ponto desejado, a família do “pobre” do motorista é lembrada até sua terceira geração, a mãe do coitado então nem se fala. Acho que mãe a ser mais “elogiada” do que a mãe do motorista, só mesmo a do juiz de futebol em campeonato de FLA X FLU.



Chegando ao trabalho, as pessoas começam a reivindicar tratamento especial para gestantes, idosos e portadores de deficiência. Em um lugar que não há fila, nem espera mais de 3 minutos para ser atendido em alguma coisa. Para o atendimento de cada cliente, e se acham na razão por isso. Quando não tem nem 2 dias que repórteres foram presos em favelas pelas milícias e torturadores. Mais estes mesmos que reivindicam coisas esdrúxulas gastam os acentos de seus sofás se alienando ao último capítulo da novela, onde “Juvenal Antena”, um ditador impõem suas vontades e é considerado como um REI, como um herói. É notória a carência humana! Cheguei em casa e não resisti a expressar um tantinho de minha indignação com relação ao que temos hoje. Vamos ao sentido da palavra... Reivindicar = significa, “pedir”, “exigir”, “solicitar” Pedir = significa, “rogar”, “solicitar”, “exigir”, “implorar” Exigir = Significa, reclamar com direito fundado ou suposto. Solicitar = Significa, rogar com empenho, pedir com deferência.

Então voltemos ao texto. Baseado no que já foi dito, estamos solicitamos o que verdadeiramente temos necessidade? Todas as palavras acima citadas requerem ação, e temos visto atitude nelas? Uma coisa é certa, enquanto ficarmos reivindicando, tratamento diferenciado para idosos em estabelecimentos, em que não haja filas, o comportamento do motorista ou do trocador, que fazem mecanicamente o seu trabalho. Ficará realmente muito difícil, que frases como: “ O que eu vou ganhar com isso?” modifiquem o mundo modifique por si só as precariedades a que vemos todos os dias nos noticiários de TV. Precisamos é nos unirmos, e ir para as ruas e brigar sim por coisas que tem importância, pois do contrário nosso cenário será sempre o mesmo. Isabelas sendo esganadas e arremessadas nos jardins dos prédios, Tim Lopes, sendo torturados e mortos por traficantes, outros colegas da mesma profissão sendo espancados e torturados com “brincadeirinhas” de “roleta russa”, “mensalãos”, “mensalinhos”, a tantas outras atrocidades, que já conhecemos tão bem. Reivindicar consiste no ato de se calar, ou de exigir mudanças através de nossas próprias atitudes, nos diferenciando da massa?
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Ramatis Radis disse...

=)

Adoooooreeii o artigo...
viajei no tempo aqui!

Parabéns!!