Um Conselho de/para/com a Juventude Fluminense

By | 07:16 Leave a Comment

“Solicito à Comissão Eleitoral a inscrição de minha candidatura à Secretaria Geral do Conselho de Juventude do Estado do Rio de Janeiro (COJUERJ) no próximo período – 2011/2012, dentro do pressuposto dos belos trabalhos desenvolvidos por minha pessoa nesta gestão que terminamos hoje.”

Foi assim que dei início a mais uma vitória esplêndida rumo à construção de uma Política Estadual de/para/com a Juventude do Estado do Rio de Janeiro. Um instrumento para além de uma simples representação, mas sim uma atuação conjunta com outros atores na luta e construção de uma Política Estadual de Juventude mais integrada e consolidada com as reais necessidades das juventudes.

Meu desejo de dar continuidade a gestão de um time que deu e agora, com mais outros atores, certamente dará mais do certo. Será exitosa em sua construção e realização.

Minha candidatura à recondução da Secretaria Geral do Conselho de Juventude do Estado do Rio de Janeiro – COJUERJ, vai para muito além de simplesmente continuar a exercer um papel importante na construção das políticas públicas de juventude deste Estado. Mas sim, de um sonho. De um sonho em que a juventude é o ator principal. Um sonho em que a mudança será possível e a construção de um mundo mais justo e igualitário seja real.

Minha candidatura partiu de uma série de reflexões sobre a atuação da excelente parceria firmada com o Companheiro Patrick Ataliba, que muito colaborou  para que o COJUERJ estivesse onde está. Ter tido o prazer de secretaria o conselho em sua gestão como Presidente, foi mais que uma Honra. Foi um desejo de avançar junto à esse time que agora se renova. Uma renovação de elite, como muitos nos saudaram em diversas redes sociais.

“O Conselho de Juventude do RJ escala "Tropa de Elite" como direção: @RodrigoAbel, @patrickataliba e @adrielesaldanha. #parabéns – Eden Valadares, Gestor de Juventude da Bahia”

Sem sobre de dúvidas, o novo time eleito para conduzir essa nova gestão do COJUERJ é um time de peso e sobrepeso. Um time que vai além das políticas de juventude como diz o Companheiro e Atual Presidente do COJUERJ, Rodrigo Abel.

Prosseguir atuando na Secretaria Geral deste Conselho, foi resgatar na memória das políticas públicas de juventude do Estado do Rio de Janeiro a criação deste espaço, de um Portal da Juventude que permitiu o diálogo e a articulação com jovens de inúmeros municípios do interior do Rio de Janeiro. Estreitando cada vez mais os laços entre o COJUERJ e suas juventudes.

Desde o início deste conselho, sempre lutamos pela autonomia e articulação com todas as esferas de governo, seja quando cobramos a participação dos conselheiros do governo nas reuniões do COJUERJ, ou nos inúmeros diálogos que travamos com o Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE e tantos outros Conselhos de Juventude no Brasil, em especial os Conselhos de Juventude de Mongaguá e São Vicente, litoral norte de São Paulo, assim como os de Penápolis, Americana, Sertãozinho, São Caetano do Sul e também no diálogo com o Governo de São Paulo na construção do Conselho de Juventude de São Paulo. Sempre visando a articulação entre as instâncias de juventude.

Entendo que o próximo período de gestão do COJUERJ é crucial para o fortalecimento da Política Estadual de Juventude. Precisamos lutar pelo Fundo Estadual da Juventude que garantirá o cumprimento da política que precisamos construir neste Estado. E certamente que, depois de ter desenvolvido tantos trabalhos dentro deste conselho e ter conquistado o respeito de todos os antigos conselheiros que não mais aqui estão com suas entidades, não poderia deixar de colaborar com este novo processo que se inicia agora.

Acredito que o presente ano de 2011 e o futuro ano de 2012 e 2013, inaugurará um período ainda mais intenso e estratégico para a garantia e conquistas de direitos para a juventude do Estado do Rio de Janeiro do que foi os últimos dois anos de existência deste conselho.

A proximidade com os grandes eventos de juventude, em especial o 6º Congresso Mundial de Juventude, no qual tenho a honra e o prazer em ter tido participação especial na interlocução do organismo internacional e o governo brasileiro para que pudéssemos fazer da Cidade do Rio de Janeiro, a capital da juventude mundial em 2012. É o que hoje fortalece o desejo de construir junto com o Comitê Internacional para a constituição da Cúpula dos Povos na Rio+20. Evento este em que depois de 20 anos da primeira grande reunião entre os chefes de mais de 172 países iniciaram as discussões que visava o Desenvolvimento Sustentável, hoje tenho o prazer de representar a juventude brasileira, em especial a da minha cidade e do meu Estado, na Rio 2012 Youth Song World Cup (Cúpula da Juventude Mundial para a Rio+20), em Viena na Áustria, no mês de setembro.

E dizer que o ciclo iniciado em 2008, que tem como marco a iniciação das ações deste conselho, foi fundamental para afirmar novos paradigmas e concepções acerca da juventude e para uma nova pactuação na relação sociedade civil e governo. Neste novo ambiente, foi possível superar velhas visões que encaravam nossa juventude como um grave problema social e afirmar este segmento como sujeitos de direitos e ator estratégico num novo projeto de desenvolvimento estadual que tivesse foco na diminuição das desigualdades, no acesso a direitos e oportunidades.

De 2008 até aqui, já estamos na segunda gestão do COJUERJ, a segunda com a
Presidência do Governo. Neste período acumulamos muitos avanços e ensinamentos, todas as entidades e suas representações presentes no COJUERJ têm tido muito a ensinar umas as outras, sejam elas da antiga ou da nova gestão.

Não poderia nunca de deixar de salientar o grande time que construímos na última gestão, mas também não posso deixar de parabenizar pelo excelente time que ganhamos  para avançar nas políticas de juventude dentro deste Estado.

Seguimos juntos, Rodrigo Abel, Patrick Ataliba, Adrielle Saldanha e todo o pleno do Conselho de Juventude do Estado do Rio de Janeiro para continuar mudando. Seguiremos juntos a um Conselho de/para/com as juventudes deste Estado!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: