Resolvi falar da China

By | 15:25 1 comment

É hoje resolvi falar da China. Não me pergunte o por quê. Não vou saber responder mesmo. Só sei que cada dia que passa e a cada estudo que faço sobre esse país, fico ainda mais encantada.

Poucos são os países modernos que podem se dar ao luxo de possuir uma história milenar que convive de maneira pacífica com o moderno e o presente. Essa é a China, um país que, ao mesmo tempo, causa receio e fascínio em que não o conhece.

O receio é pela maneira estranha e controlada que sua sociedade é conduzida a mão de ferro por seus dirigentes. O fascínio é pala história e tradição que remonta há vários séculos, numa época e que ninguém imaginava que aquele amontoado de reinos de onde saíram os tibetanos e os mongóis se tornaria hoje uma nação tão forte política e economicamente que atrai as atenções do mundo inteiro.

Porém, engana-se quem acha que essa transformação foi simples e suave. Os chineses sofreram muito nas mãos de imperadores déspotas como o mítico Primeiro Imperador Qin Shi Huang Di. Seu exército correu o mundo e causou assombro e admiração.

Pouco antes do fim do imperialismo, houve a invasão de seu território por diversas nações européias, a ponto de estas acharem que tinham o direito de colocar placas com os dizeres "proibido cães chineses" em jardins localizados em suas cidades. O Japão também pintou e bordou dentro da China a ponto de achar-se o dono do território, sonho que só acabou com sua derrota para os Aliados na II Guerra Mundial.

Finalmente vieram os anos conturbados das Revoluções Comunista e Cultural. Mao Tde Tung possui hoje uma popularidade semelhante à de Lênin na Rússia e o culto à sua personalidade ainda persiste nas mentes de parte da população, acredita!?

Mas nada disso impediu a China de se tornar candidata a mais nova superpotência mundial.

Como diz o provérbio chinês, "há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida".

Agora vocês devem estar se perguntando o por que disso tudo...o por que resolvi falar da China e não do Brasil, da Alemanha, dos EUA...sei lá só achei que devia compartilhar com o mundo virtual aquilo que aprendi nas aulas da grande professora Andréa Hoffmann...

E assim, me coloco a contribuir na difusão de uma cultura diferente da nossa...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Sempre achei a China muito interessante, apesar de não saber muito sobre o país.
Sempre esteve na minha lista de "Países que quero conhecer".
E pra que falar dos EUA, Alemanha, etc, quando todo mundo já fala deles?

Abraços