Jovens de baixa renda terão oportunidade de atuar no setor bancário
A Caixa Econômica Federal lançou, na última segunda-feira (30/03), em Fortaleza (CE), uma turma experimental do programa de aprendizagem voltado a jovens de baixa renda. Trata-se do "Jovem Aprendiz", que objetiva oferecer capacitação profissional em serviços bancários e administrativos, além de estimular práticas de cidadania, valores éticos e profissionais, para pessoas com idades entre 18 e 24 anos.
Poderão participar do programa aqueles que possuem renda familiar per capita de R$ 137,00 (critério utilizado pelo Programa Bolsa Família), com preferência para os beneficiários ou egressos de programas sociais Com a medida, os jovens terão formação técnico-profissional compatível com seu desenvolvimento físico, moral e psicológico.
Nesta etapa, serão atendidos 13 jovens do Programa ViraVida, que oferece profissionalização a jovens em situação de exploração sexual, selecionados pelo Serviço Social da Indústria (SESI), parceiro da CAIXA no estado. Também serão incluídos 12 jovens oriundos de outros projetos de inclusão social da capital cearense. Todos serão contratados e capacitados pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A estimativa é que, em todo o país, 1.500 jovens ingressem na iniciativa até o final do ano.
A cerimônia realizada às 9 horas, no Seara Praia Hotel, avenida Beira Mar, contou com a participação do ministro do Trabalho e Emprego em exercício, André Figueiredo, da superintendente nacional de Responsabilidade Social e Relacionamento com Empregado da CAIXA, Ana Telma Sobreira do Monte, do representante do Conselho Nacional de Serviço Social da Indústria (SESI), Francisco Magalhães, e do presidente-executivo do CIEE, Luiz Gonzaga Bertelli
Jovem Aprendiz
Para ingressar na iniciativa, é preciso ter menos de 22 anos, ter concluído o Ensino Fundamental, e, caso não tenha finalizado o Ensino Médio, estar regularmente matriculado em uma escola.
A participação terá duração de até dois anos, e os jovens atuarão nos pontos de venda da CAIXA. A jornada é de seis horas diárias, durante quatro dias úteis. No quinto dia, o participante terá aulas ministradas pela entidade conveniada, responsável pela contratação e capacitação teórica.
Desde 2003, a CAIXA recebe adolescentes entre 15 e 18 anos, dentro do programa "Adolescente Aprendiz", em parceria com entidades convenentes. Um acordo assinado entre o banco e o Ministério do Trabalho e Emprego, em 24 de novembro 2008, ampliou a proposta, para atender jovens de até 24 anos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal
0 comentários:
Postar um comentário