A programação do I Encontro Nacional de Conselhos de Juventude iniciou-se com uma plenária de abertura que deu seqüência a mesa de debates chamada “Mesa Contexto e Dialogo”.
Neste espaço tivemos a fala da Conselheira do CONJUVE Luciana Martinelli, da professora da PUC-MG Eleonora Schetinni e do Secretário de Articulação Nacional da Secretaria Geral da Presidência Gerson Luiz de Almeida. As exposições se concentraram principalmente no tema da democracia, participação popular e o papel dos conselhos.
Após estas exposições, nos reunimos em cinco grupos distintos (com entorno de vinte participantes) aonde nos apresentamos, apresentamos os conselhos a que pertencemos e trocamos experiências sobre dificuldades e soluções enfrentadas no cotidiano. Estava programada mais uma mesa de dialogo no fim da noite que não aconteceu. Neste espaço reunimos os diferentes fóruns e redes de juventude. Estive presente na reunião da RENAJU (Rede Nacional de Entidades, Grupos e Organizações de Juventude).
No dia 28 de novembro iniciamos o dia com um vídeo sobre a I Conferência Nacional de Juventude e com a mesa de dialogo: “Diretrizes e Perspectivas das Políticas Públicas de Juventude”. Esta mesa foi composta pelo presidente do CNJ Danilo Moreira, pela vice-presidente Maria Virginia de Freitas (a Magi) e pelo coordenador da campanha pelo direito a educação Daniel Cara. Todos falaram sobre o histórico e as conquistas do conselho nacional. Em nenhuma das mesas de dialogo, em contradição com o titulo, foi possível fazer intervenção para os expositores/plenária.
Desta forma seguimos, após a exposição, para os cinco grupos de trabalho. Lá fizemos o debate seguindo três eixos: a) quais são as contribuições que os Conselhos de Juventude podem dar para as Políticas Públicas de Juventude; b) quais são os desafios do seu Conselho e c) quais são as soluções para estes desafios escolhidos. Teríamos que definir três contribuições, dois desafios e duas soluções para cada desafio.
Os grupos debateram estas questões por três horas e, após o almoço, fomos para uma plenária de apresentação. Felizmente consegui o arquivo PowerPoint com as prioridades de todos os GTs (segue em anexo). O CMJ - Niterói participou do GT 01.
Após a leitura de todo o documento iniciamos a plenária final. Neste espaço recebemos o Secretário Nacional de Juventude Beto Cury e aprovamos uma moção contra o Projeto de Lei votado na comissão de educação do senado que restringiu a meio entrada a 40% da platéia. Como ultimo encaminhamento, a comissão organizadora do encontro informou que o conteúdo do Seminário será disponibilizado no juventude.gov.br e, mais a frente, sairá publicado em formato de livro. Este conteúdo também será formatado como documento oficial do Conselho Nacional e encaminhado enquanto resolução para todos os prefeitos eleitos dos municípios presentes.
Recolhi vários documentos distribuídos pela organização e fiz várias fotos das atividades. Todos estes documentos estarão à disposição para veiculação no nosso BLOG (www.cmjniteroi.wordpress.com) e dos conselheiros de Niterói até a nossa próxima reunião (11 de dezembro de 2008).
Relato do Companheiro Daniel Angelim -Delegado do CMJ - Niterói
0 comentários:
Postar um comentário